O teste de gravidez de farmácia, muitas vezes conhecido como teste rápido de gravidez, é um tipo de exame rápido e simples que é muito popular no Brasil. Por apresentar nenhum risco para a mulher e por ser fácil de adquirir.
Existem testes de diferentes marcas, mas o processo é essencialmente o mesmo em cada caso. Continue lendo este conteúdo para saber como funciona esse teste!
Como saber se estou grávida?
O primeiro sinal de gravidez é uma pausa na menstruação. No entanto, como algumas mulheres apresentam irregularidades em seus ciclos menstruais, isso pode ser um sintoma desafiador para avaliar. Além disso, algumas mulheres podem não apresentar nenhum sintoma físico durante o início da gravidez.
Vômitos, enjoos matinais e sintomas de sensibilidade nas mamas são comuns desde o início da gravidez. Sinais como percepção de movimento fetal e palpação abdominal do bebê são detectados mais tarde na gestação (entre 20 a 22 semanas).
Depois da fecundação, que ocorre quando o espermatozóide encontra o óvulo no útero e o embrião é implantado, a mulher passa por uma série de mudanças e transformações hormonais. Essas mudanças podem incluir:
- Atraso da menstruação;
- Cólica abdominal;
- Mamas sensíveis e maiores;
- Aumento da libido;
- Mudanças no corrimento vaginal;
- Náuseas, enjoos e vômitos;
- Vontade de urinar com mais frequência;
- Sonolência;
- Constipação intestinal;
- Mudanças do paladar e aversão a cheiros fortes;
- Cansaço frequente;
- Alterações de humor;
- Sangramento vaginal;
- Inchaço no abdômen.
Os principais meios para confirmar a suspeita de uma gravidez são o teste de urina e o Beta HCG. Veja um pouco mais sobre cada um logo abaixo:
Teste de gravidez de farmácia
Um hormônio chamado gonadotrofina coriônica humana é secretado durante a gravidez. Para realizar um diagnóstico de gravidez, é possível testar esse hormônio na urina e no sangue fetal.
O teste de gravidez na urina pode ser feito em casa mesmo e pode ser concluído rapidamente com testes adquiridos em uma farmácia.
Teste de sangue
O método mais sensível para detectar e monitorar o início da gravidez é a dosagem de gonadotrofina humana no sangue (BhCG quantitativo). É possível confirmar a gravidez com cerca de 5 dias de atraso do ciclo menstrual. Esse teste só pode ser feito em laboratórios.
Leia também: 9 estratégias para diminuir a flacidez pós-parto
Como fazer o teste de gravidez?
De acordo com o que foi dito, o teste de urina é aquele que você pode comprar em uma farmácia e tem uma série de marcas diferentes para escolher. Confira abaixo um passo a passo de como fazer o teste de gravidez de farmácia:
- O primeiro passo é comprar o teste de sua preferência;
- Em seguida, você deverá fazer xixi em um recipiente limpo;
- Feito isso, é só mergulhar a ponta absorvente da fita ou do teste de gravidez na urina;
- Aguarde o tempo indicado na bula do teste que você comprou;
- Depois, você pode retirar o teste e colocá-lo sobre uma superfície plana;
- Novamente, aguarde o tempo indicado nas instruções. Este é o tempo que levará para exibir o resultado. Na maioria dos testes, o resultado é uma pequena faixa que irá aparecer no local especificado ou em um visor digital.
Tenha em mente que pode haver características únicas em alguns testes de mercado, como modelos onde não é preciso urinar no pote, mas sim em cima da ponte absorvente. É essencial ler as instruções do teste que você adquiriu antes de iniciar o procedimento.
Como verificar os resultados do teste de gravidez?
A marca e o modelo de teste determinarão como os resultados serão apresentados, o que reforça a importância de ler a instrução antes de fazer o procedimento. Em geral, são vistas “faixas”, que podem variar a cor ou até mesmo indicar se a mulher está grávida ou não.
As instruções para cada marca ou modelo incluem ilustrações que mostram o que você deve ver em ambos os diagnósticos: “grávida” ou “não-grávida”.
Veja logo abaixo um exemplo de resultado de teste apresentado em faixas:
- 1 faixa: resultado negativo, ausência de gravidez ou concentrações de Beta HCG não detectáveis;
- 2 faixas: resultado positivo, indicando a gravidez.
A primeira faixa é conhecida como “controle” e significa apenas a validade do teste. O resultado da gravidez é negativo se ela permanecer visível. Paralelo a isso, é fundamental destacar alguns pontos sobre resultados falsos. Confira:
- Os falsos negativos só ocorrem quando a gravidez ainda está nos estágios iniciais e há níveis insuficientes de hCG circulante;
- Os falsos positivos ocorrem ocasionalmente. Por exemplo, tomar medicamentos para fertilidade (que contêm o hormônio hCG), ter dado à luz ou ter feito um aborto em menos de oito semanas ou ter doenças que produzem esse hormônio.
Qual é a melhor hora para fazer o teste de gravidez?
De preferência o teste deve ser feito nas primeiras horas da manhã, com a primeira micção do dia, pois a quantidade de hormônio será maior. Embora o exame possa ser realizado a qualquer momento, é aconselhável aguardar pelo menos 4 horas antes de usar o banheiro. Pois, a concentração do hormônio será maior.
O teste de farmácia é confiável?
Todos os testes de gravidez vendidos em farmácias incluem a afirmação de que são 99,9% precisos e confiáveis e, na maioria dos casos, isso é verdade porque o método para detectar o hormônio beta-hCG é direto e eficaz. No entanto, é fundamental estar atento a alguns fatores na hora de comprar o produto:
- Veja se o produto conta com o selo da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e o número de registro do Ministério da Saúde;
- Verifique se o produto está bem armazenado e lacrado. Pois, um teste que foi aberto pode ter encontrado contato com a umidade e o excesso de calor, e isso tende a alterar as suas características e prejudicar a sua eficácia;
- Certifique-se de que o produto está dentro da data de validade.
É claro que erros podem ocorrer, porém, a porcentagem de recorrências de testes de farmácia serem incorretas é bem pequena.
Por fim, agora que você já sabe como fazer um teste de gravidez, não deixe de compartilhar este conteúdo com aquela amiga que suspeita que está grávida e não sabe como confirmar!
Leia também: Pediatria – Conheça 16 medicamentos que não podem faltar