Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the OSM domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/farmaciasftg/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Dores na coluna? Conheça 5 causas e como tratar!

Atendimento

0800 064 0800

Existem inúmeras causas potenciais que podem provocar dores na coluna, e nem sempre é um sinal de doença. Alguns fatores que contribuem para a dor nas costas, podem ser melhorados com pequenas mudanças na rotina.

Continue lendo este conteúdo para descobrir quais são as causas e como tratar a dor na coluna!

*Atenção: este conteúdo é meramente informativo e não substitui a avaliação de um especialista.

Quais as principais causas de dor na coluna?

Apesar de ser uma condição que geralmente pode ser resolvida em pouco tempo, dores na coluna podem gerar muitos incômodos. Esse tipo de dor pode estar ligada a fatores como esforço ou postura inadequada e também pode estar ligada a doenças e até lesões locais.

Confira logo abaixo as principais causas!

A dor na coluna pode estar ligada a fatores como esforço ou postura inadequada e também pode estar ligada a doenças e até lesões locais

1. Má postura

A má postura é um dos maiores contribuintes para o desconforto na coluna, pois quando ocorre, toda a estrutura é alterada. Com isso, para se adaptar, o organismo faz mudanças que resultam em articulações mais rígidas e músculos mais curtos.

Ao tentar manter o equilíbrio entre os músculos e ossos, acaba prejudicando sua disposição e resultando em dores na coluna. Nessas situações, o melhor é tentar ficar atento à sua postura, ainda mais se tiver que passar muito tempo sentado ou em pé.

Procure ter consciência da sua postura, mantendo as costas retas e, caso trabalhe em frente ao computador, escolha uma boa cadeira ergonômica e ajuste a altura do monitor.

2. Colchão

Um dos principais fatores que contribuem para as dores nas costas é dormir em um colchão muito velho ou de baixa qualidade. Um bom colchão deve manter um ótimo nível de conforto e garantir um suporte adequado ao corpo.

Nunca hesite em se desfazer do colchão quando atingir a data de validade. O custo para sua saúde e qualidade de vida de se recusar a comprar um novo colchão pode ser alto.

3. Sedentarismo

Como os músculos do corpo ficam mais fracos, o sedentarismo também é um fator que contribui para a dor nas costas. Logo, qualquer esforço, por menor que seja, pode resultar em dor intensa na região lombar.

Por esse motivo, realizar exercícios físicos para fortalecer a musculatura local é a melhor opção, tais como:

4. Excesso de exercícios

Da mesma forma que a falta de atividade física é ruim para a saúde, o excesso também é. Várias horas de exercício diário, ainda mais exercícios de impacto, podem resultar em lesões que podem levar à dor nas costas.

Nessas situações, se a repetição for feita de forma incorreta, a dor pode se agravar e até resultar em doenças crônicas e irreversíveis. O melhor curso de ação é falar com um especialista para adequar seu cronograma de treinamento ao seu corpo, para evitar complicações.

Também é imprescindível solicitar a supervisão de um profissional durante as atividades.

5. Excesso de peso

A obesidade e o excesso de peso são duas causas comuns de dor nas costas porque pressionam as vértebras e as articulações das costas.

E, é fundamental observar que as estruturas ósseas do joelho e quadril podem ficar comprometidas, o que pode levar à inflamação em todas as regiões do corpo.

Nessas situações, é aconselhável tratar a dor com medicamentos anti-inflamatórios e fisioterapia. Além disso, combater a obesidade com um tratamento é crucial.

Para isso, deve-se buscar a orientação de um médico e de um nutricionista.

Quais os sintomas que a coluna está inflamada?

Os sintomas vão depender de onde a inflamação está localizada. Sendo os mais frequentes:

Caso apresente um ou mais desses sintomas, o ideal é buscar por ajuda médica o quanto antes, para diagnosticar o problema e iniciar o tratamento!

Quando a dor nas costas pode ser preocupante?

As dores na coluna são consideradas preocupantes quando:

Por essa razão, é preciso buscar por auxílio médico. Pois, apenas este profissional poderá avaliar o caso e indicar qual o curso de tratamento mais adequado para o caso.

Como tratar a dor na coluna?

Dores frequentes na coluna indicam algo de errado e que é hora de buscar tratamento

Confira logo abaixo algumas dicas para aliviar as dores na coluna!

Colocar uma compressa morna onde dói

A compressa morna faz aumentar o fluxo sanguíneo na região, relaxando os músculos e induzindo a analgesia. Mas, deve-se usar a compressa com cuidado, para não queimar a pele.

Também é aconselhável aplicar a compressa por não mais de 15 minutos.

Tomar remédios

Para combater as dores, passar uma pomada sobre a área pode ser útil. O uso de analgésicos e anti-inflamatórios como Ana Flex, Bioflex, Miosan e ibuprofeno só deve ser feito sob a orientação de um médico especialista em ortopedia.

Pois, não devem ser usados em excesso e por apresentarem certas contraindicações.

Fazer fisioterapia

Exercícios, massagens terapêuticas e fisioterapia com dispositivos são excelentes para o tratamento de problemas na coluna, pois são direcionados à raiz do problema.

O ideal é que a fisioterapia seja feita todos os dias ou, no mínimo, três vezes por semana, de acordo com a gravidade dos sintomas e da causa subjacente da dor.

Alongar os músculos

É possível aliviar e tratar a dor nas costas com exercícios de alongamento. Apenas aqueles que o fisioterapeuta recomendar, porque nem todos os exercícios são adequados para todo mundo.

Recorrer à acupuntura

As sessões de acupuntura também são uma boa opção para aliviar a dor nas costas, mas não devem ser feitas unicamente. Recomenda-se que seja feita uma sessão por semana enquanto os sintomas ainda estiverem presentes.

Por fim, caso este conteúdo tenha sido útil para você, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos que também se queixam de dores na coluna!

Leia também sobre: 9 estratégias para diminuir a flacidez pós-parto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *