Um sintoma comum, a dor de cabeça pode aparecer em qualquer parte da cabeça, da testa à nuca e do lado esquerdo da cabeça ao lado direito. Geralmente, a dor está relacionada à febre ou grandes quantidades de estresse.
No entanto, pode haver outras causas para a dor de cabeça, continue lendo este conteúdo para descobrir quais as causas e como aliviar!
*Atenção: este conteúdo é meramente informativo e não substitui a avaliação de um especialista.
Como aliviar a dor de cabeça?
Compromissos na vida profissional, filhos, vida pessoal, tarefas domésticas e contas para pagar! É difícil evitar a dor de cabeça ocasionalmente, dado o estilo de vida frenético que vivemos.
O lado bom é que essas dores irritantes podem ser aliviadas sem o uso de medicamentos. Confira logo abaixo algumas dicas para aliviar a dor de cabeça!
1. Colocar compressas frias ou mornas
Conforme for a causa da dor de cabeça, compressas frias ou quentes podem ser aconselhadas para aliviar a dor. É preciso aplicar a compressa por cerca de 10 a 20 minutos na região da dor.
A indicação típica de uma compressa fria é quando a dor de cabeça é associada a enxaqueca e, em certos casos, acompanhada de outros sintomas.
Como resultado, aplicar compressa com água gelada ajuda a contrair os vasos sanguíneos na cabeça e reduz a quantidade de sangue ali, aliviando a dor.
Enquanto as compressas com água morna são aconselhadas quando a dor de cabeça é tensional, em outras palavras, desencadeada por estresse.
Pois, isso ajuda a relaxar o corpo e dilatar os vasos sanguíneos, aliviando temporariamente a dor de cabeça.
2. Banho morno
Não há dúvida de que tomar um bom banho após um longo dia de trabalho é bastante relaxante. Como dito, a água morna dilata os vasos sanguíneos e as artérias, o que pode aliviar a dor de cabeça.
Deixe a água cair em sua cabeça por alguns minutos. Isso dá uma deliciosa sensação de bem-estar e relaxamento.
3. Repouso
Para muitas pessoas, o barulho e a luz intensificam suas dores de cabeça. Por isso, aconselha-se fazer repouso em local sossegado, fechado e escuro, em casos de dor de cabeça por tensão e enxaqueca.
4. Escalda-pés
Coloque os pés em uma bacia de água morna por volta de 20 minutos. Essa técnica ajuda a reduzir a pressão arterial e aliviar a dor de cabeça.
5. Pressão na região das têmporas
Você pode massagear a área que está doendo da têmpora com as mãos. Produtos feitos de cânfora podem proporcionar alívio temporário devido às suas propriedades anti-inflamatórias.
6. Hidrate-se
Caso você não beba dois litros de água por dia, seu corpo começará a exigir a conta. Um dos custos disso é a dor de cabeça, por isso se hidratar é uma orientação indicada para casos de cefaleia.
7. Café
Um café quentinho cai bem em qualquer hora do dia, não é mesmo? Em poucos minutos, a poderosa cafeína estimulante pode ajudar a tratar naturalmente a dor de cabeça.
Para isso, beba uma boa xícara de café forte sem açúcar.
8. Use e abuse do chá de gengibre
As propriedades analgésicas e anti-inflamatórias do gengibre ajudam a diminuir a dor de cabeça.
É só colocar um pedacinho de 4 cm de gengibre em banho-maria e submergir por cerca de cinco minutos para fazer o chá. Em seguida, é só coar e beber.
O que causa dor de cabeça?
É possível categorizar os diferentes tipos de dor de cabeça de acordo com suas causas subjacentes: uma cefaleia primária resulta de uma condição da própria dor de cabeça, já uma cefaleia secundária é causada por outra condição de saúde.
Cefaleias primárias
A cefaleia tensional, salva, e cefaleia em salvas estão entre as cefaleias primárias. O tipo mais típico de dor de cabeça é a cefaleia tensional.
Frequentemente, há tensão nos músculos dos ombros, pescoço, couro cabeludo e mandíbula da pessoa.
As enxaquecas são menos frequentes que as dores de cabeça tensionais e são mais intensas. Acredita-se que há um distúrbio entre os vasos sanguíneos e os nervos no cérebro e pode ser desencadeada por certos tipos de gatilhos.
Enquanto as cefaleia em salvas são ataques de dor súbita e intensa que ocorrem frequentemente em um olho, ao redor de um olho ou em um lado da cabeça.
Elas podem acontecer diariamente ou várias vezes ao dia ao longo de algumas semanas. Algumas cefaleias primárias podem ser ocorrer por fatores ligados ao estilo de vida, tais como:
- Beber álcool em excesso;
- Comer certos alimentos, como alimentos processados que contêm nitratos e glutamato monossódico (MSG);
- Falta de sono ou alterações nos padrões de sono;
- Problemas de postura;
- Falta de alimentação;
- Estresse.
Cefaleia secundária
Uma cefaleia secundária é uma condição médica ou doença que ativa os nervos sensíveis à dor do cérebro. Há inúmeras causas potenciais de dor de cabeça secundária, algumas das quais incluem:
- Formação anormal de vasos sanguíneos cerebrais;
- Encefalite;
- Câncer cerebral;
- Concussão;
- Desidratação;
- Problemas dentários;
- Infecção de ouvido;
- Glaucoma;
- Ressaca;
- Gripe;
- Hemorragia intracraniana;
- Aumento da pressão intracraniana;
- Certos medicamentos usados para tratar outros distúrbios;
- Uso excessivo de analgésicos, o que pode resultar em dor de cabeça rebote;
- Meningite;
- Neuralgia;
- Ataques de pânico e transtorno do pânico;
- Sinusite aguda;
- Trombose venosa;
- Pressão externa, como capacete ou óculos de proteção apertados;
- Acidente vascular cerebral (AVC);
- Estresse.
Portanto, é crucial prestar atenção ao tipo de dor. É aconselhável consultar um médico se sua dor de cabeça aparecer após quedas ou acidentes, durar mais de dois dias para desaparecer, piorar com o tempo ou vier junto de outros sintomas como:
- Desmaio;
- Febre superior a 38ºC;
- Vômitos;
- Tonturas;
- Problemas para enxergar ou andar.
Por fim, o que você achou deste conteúdo? Foi útil para você? Não deixe de compartilhá-lo com os seus amigos que estão sempre se queixando de dor de cabeça e não sabem o que fazer para aliviá-la!
Leia também: Dores na coluna? Conheça 5 causas e como tratar!