Atendimento

0800 064 0800

A dor de dente não deve ser vista como uma ocorrência normal, pois é uma indicação de que algo está errado e precisa de tratamento. É fundamental encontrar um dentista para evitar que a situação se agrave, pois o desconforto pode vir em várias intensidades e estar relacionado a problemas dentários e gengivais.

Mas, e quando não é possível procurar um dentista de imediato? Continue lendo este conteúdo para conhecer algumas dicas que ajudam a aliviar a dor de dente!

Como acabar com a dor de dente?

Se você sentir dor de dente no meio da noite ou quando não puder obter assistência profissional, como durante uma viagem, não precisa perder a esperança, porque há métodos caseiros que você pode fazer para aliviar a dor. 

Sim, você só precisa testar alguns remédios caseiros para aliviar a dor de dente até procurar um dentista! Confira logo abaixo algumas dicas.

1. Fazer uma compressa de gelo

O gelo é um ótimo aliado para reduzir a inflamação e aliviar a dor. Além disso, a aplicação de uma compressa de gelo nessa área ajudará a reduzir o inchaço se sua dor de dente acabar inchando o rosto.

No entanto, evite aplicar o gelo direto na pele, pois pode queimar. O ideal é colocar o gel dentro de uma  bolsa para criar uma compressa fria ou enrolar em uma toalha.

Leva apenas alguns minutos para aplicar uma compressa de gel na área do rosto mais próxima da dor de dente, cerca de 15 minutos. Você pode fazer esse processo até três vezes por dia.

2. Fazer bochechos de água com sal 

Uma solução de água e sal ajuda a reduzir o desconforto da dor de dente e acelera a cicatrização de possíveis feridas. Além disso, esta mistura auxilia na luta contra microorganismos.

O melhor modo de fazer esse remédio caseiro para dor de dente é combinar uma colher de chá de sal com uma xícara de água morna. Logo em seguida, basta fazer um bochecho com essa mistura.

Você pode fazer a mistura de água com sal até duas vezes por dia.

3. Use pastas de dente especiais

Hoje, existem pastas dentais que são anti-sensibilizantes e que podem ser utilizadas na região dolorida. Se a sua situação envolve retração gengival ou dentes sensíveis, por exemplo, pode até ser mais útil. 

É importante ter em mente que o uso dessa pasta não é uma garantia, mas pode ajudar no alívio dos sintomas e permitir que você fique mais aliviado por um tempo.

É possível aliviar a dor de dente tanto com tratamentos caseiros, quanto com uso de medicamentos receitados por um especialista

4. Evite alimentos muito quentes

Os alimentos e bebidas mais frios podem ajudar a diminuir o desconforto, e quem quiser experimentar um verdadeiro alívio deve incorporá-los em sua dieta. Assim, você deve evitar alimentos e bebidas mais quentes ou, dependendo do seu nível de desconforto, até os mornos.

O período pode se tornar muito mais desafiador se houver uma forte sensação de calor intensificando a dor. Para evitar o sofrimento, opte por alimentos mais gelados e, de preferência, que sejam mais fáceis de mastigar. 

5. Bochechar chá de gengibre e própolis

Ambos ingredientes auxiliam no alívio da dor e na limpeza de uma área inflamada. O chá de gengibre tem propriedades calmantes e anti-inflamatórias e a própolis tem ação cicatrizante e antibacteriana. 

5 gotas de própolis devem ser adicionadas a cada xícara de chá de gengibre para fazer o bochecho, que deve ser feito duas vezes ao dia.

6. Usar cravo-da-índia

O óleo do cravo-da-índia tem ação analgésica e antisséptica que ajuda a tratar infecções, dores e inflamações. Para usá-lo, misture 1 a 2 gotas de cravo da Índia com 1 ou 2 gotas de outro óleo vegetal, depois aplique diretamente no dente que está doendo. Outra opção é mastigar diretamente um cravinho no dente lesionado.

7. Bicarbonato de sódio

Outra opção menos comum que pode ajudar a diminuir a dor de dente é o bicarbonato de sódio. A receita é simples: é só bochechar uma mistura de água e bicarbonato para reduzir a intensidade da dor.

Se a aposta não fornecer resultados favoráveis, pode-se recorrer a outra alternativa. Mergulhe uma bola de algodão na água, adicione um pouco de bicarbonato e aplique na área afetada. 

8. Chá preto

Uma das opções de bebidas mais populares não é o chá preto. Devido a isso, é natural que muitas pessoas não acreditem que ele possa ajudar a reduzir uma dor de dente.

O chá preto contém ácido tânico, substância bastante útil por ter propriedades analgésicas e anti-inflamatórias. Você pode consumir a solução como um líquido normal ou, se preferir, com uma aplicação mais direta com algodão ou cotonete.

E, lembre-se de que beber chá quente ou morno pode acabar piorando as dores. O ideal é esperar esfriar ou resfriar a bebida antes de consumir, para evitar a dor.

Leia também: Dor de ouvido em crianças – Conheça 5 causas e como tratar!

Quais as principais causas da dor dente?

Em todos os casos, a dor de dente indica um problema com o corpo e é vital ter em mente que nenhuma medida pode substituir falar com um profissional

Em todos os casos, a dor de dente indica um problema com o corpo. É vital ter em mente que nenhuma medida pode substituir falar com um profissional, e esperar para encontrar um pode levar a problemas no futuro, mesmo que a dor diminua. 

Existem inúmeras causas para a dor de dente. A exposição da dentina é tipicamente o que causa dor nos dentes. Ela se desenvolve como resultado de uma lesão de cárie ou uma retração da gengiva. 

Infecções ou inflamações também estão entre as principais causas de desconforto. Mesmo após sentir alívio da dor, não deixe de ir ao dentista para descobrir qual é o problema. 

Quanto mais você esperar para encontrar um dentista para um tratamento permanente, pior será a situação. Seu dentista fará o tratamento final, lembrando que a prevenção é sempre a melhor ação. 

Manter uma boa higiene bucal usando creme dental com flúor e escovar os dentes corretamente ajudará a evitar cáries e possíveis retrações da gengiva. Por fim, não deixe de compartilhar este conteúdo com os seus amigos que reclamam com dor de dente!

Leia também: Aplicação de insulina: 7 erros comuns que você pode cometer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *